sexta-feira, 6 de julho de 2007

Aumento no número de veículos...

São Luís passa por um processo de motorização impressionante. A cada ano as concessionárias estão batendo recordes em cima de recordes de vendas. Isso tudo pode advir do aumento de renda da população, das facilidades de pagamento oferecidas, ou até mesmo das políticas bancárias que estão facilitando esse tipo de financiamento, o motivo real não importa. O que salta aos olhos é que a cidade não possui estrutura para comportar esse aumento.
Qualquer motorista na cidade nota que qualquer incidente, por menos que seja, provoca um engarrafamento quilométrico. Além disso, não há mais lugar para se estacionar na cidade, há uma verdadeira luta por espaço nas ruas da cidade. Os flanelinhas comemoram, já os motoristas têm de andar por quadras e quadras para chegar ao lugar em que realmente queria visitar.
Enquanto isso a prefeitura não tem a coragem de ampliar nossas principais avenidas, dentre elas a Jerônimo de Albuquerque que dioturnamente engarrafa. Muito pelo contrário, no lugar de aumentar a infraestrutura, que promoveria uma melhor qualidade de vida à sua população motorizada, ela começa a debater a possibilidade de instalar-se o rodízio de placas, medida que traz transtornos a todas as cidades que já o utilizaram.
Outro ponto que deve ser observado é o estado que os casarões do Centro com o aumento do tráfego em suas vias. Há anos um promotor da cidade luta para que a área proibida para carros seja ampliada, mas apenas quando os casarões começarem a rachar e a cair é que faremos algo, ou será que nem assim?
Urbanistas, juristas, sociológos e economistas de plantão, esse é um assunto que deve ser abordado o mais rápido possível. Não podemos esperar a cidade parar para só então analisarmos esse problema.

Nenhum comentário: