quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Mais um exemplo do descaso do patrimônio.
Hoje, lendo o jornal O Estado do Maranhão, enfim, pude perceber que alguém tem prestado atenção nas obras da cidade.
Um dos pontos mais cobiçados pelos moradores e também um dos mais visitados pelos turistas tem sido alvo do esquecimento por parte da Secretaria de Estado das Cidades e Infraestrutura: a Lagoa da Jansen está literalmente engolindo a sua serpente.
Para enaltecer a magia que cerca São Luís, a Serpente foi construída para realçar o mito de que ela destruiria a cidade. A obra é um patrimônio público, portanto é de interesse comum a sua conservação. "...não zelar por ela é uma falta de compromisso do poder público, que é responsável por ela, a qual não pertence a ninguém, mas sim a toda sociedade", assim disse o artista plástico que a criou, Jesus Santos.
Não é de interesse do nosso blog criticar o Estado, até porque creio que é de suma pequenez indicá-lo como culpado de tudo. Mas, nesse caso, o artista tem toda a razão. Não seríamos nós que deveríamos preservar essa peça que fica no meio da laguna.
O jornal publicou, e eu já havia visto, que partes da serpente estão flutuando livremente pelas águas e ninguém faz nada e uma outra está praticamente submersa. Então , eu questiono, será que eles pensam que São Luís realmente deve viver somente de ruínas no seu meio turístico?
E não é só isso, outro ponto importante da área também está comprometido. O mirante, que foi construído para proporcionar uma melhor visão da área também sofre pela falta de conservação. Há tempos não o vejo, até por falta de segurança, que é outro problema que não vem ao caso nesse momento. Mas o jornal conta que algumas tábuas do seu deck estão soltas e outras quebradas, o que acaba configurando um risco para as pessoas que o visitam.
Não sei se isso se resolverá logo, mas a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado declarou que "tanto a serpente, quanto toda a estrutura da Lagoa da Jansen estão dentro de um projeto de reforma geral do ponto turístico que está em fase de licitação e garantiu que após o resultado final, a empresa ganhadora iniciará imediatamente a reforma".
Espero que assim seja. Aguardaremos então.

Nenhum comentário: