domingo, 21 de outubro de 2007

É este o futuro que queremos para nós?

São Luís está mais quente. Pelo menos, a sensação térmica é de maior calor. E não há como saber se é por causa do aquecimento global ou porque os ventos do Atlântico não alcançam mais o interior da ilha. Somado a isso, temos o aumento da área asfaltada, que acaba retendo mais calor.
Encontrei essa foto na internet e a achei assustadora. A mensagem explícita nessa imagem é de que em pouco tempo o planeta terá derretido totalmente.
Felizmente, nosso planeta não pode derreter; infelizmente, sua água congelada pode, o que aumenta o nível dos mares (inundando áreas costeiras - entre elas, São Luís), muda a direção das correntes oceânicas (derivadas da temperatura da água), altera drasticamente alguns ecossistemas (podendo levar a extinções de espécies), entre outros efeitos danosos.
Mas também há uma mensagem implícita. A casca de sorvete é uma invenção humana e, nessa foto, é por causa da casca que a bola de sorvete (a Terra) saiu de seu freezer (seu estado natural). Sim, nós somos responsáveis pelo aquecimento, e quando eu digo nós, refiro-me a cada um e não somente às grandes empresas. Cada uso de eletrodoméstico gera calor para o meio; cada plástico ou metal utilizado gerará energia térmica para o meio, seja através da sua decomposição, seja através dos mecanismos - artesanais ou industriais - de reciclagem.
A Lei da Entropia é impiedosa, e não freia o seu ritmo para que possamos pensar no que fazer. Pelo contrário, ela age na mesma proporção dos nossos atos não-pensados.
Pode parecer estranho falar sobre problemas globais em um blog sobre uma pequena ilha, mas esta ilha faz parte do conjunto. Há muitos bilhões de anos, ela estava unida à África, e antes disso estava no hemisfério norte do planeta. Hoje onde pisam humanos antigamente pisavam dinossauros. E pode ser que, no futuro, pisem outras espécies onde hoje nós pisamos. A questão principal é se precisamos mesmo desaparecer da história como aconteceu aos dinossauros. E se precisamos fazer isso tão cedo...

Nenhum comentário: