terça-feira, 19 de junho de 2007

Mais um patrimônio...

Ontem, dia 18 de junho, às 15 horas, foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural imaterial o Tambor de Crioula, uma dança afro-brasileira encontrada tradicionalmente no Maranhão e praticada principalmente por mulheres.
O patrimônio cultural imaterial são as representações da cultura de um local, transmitidas de geração em geração e que refletem as formas de pensar e ver o mundo. São representadas pelos rituais religiosos, as lendas, as danças, o artesanato, a história, entre outras coisas.
O tombamento ocorreu na Casa das Minas, principal representante dos terreiros de tambor de mina no Estado, e contou com a presença do ministro da cultura, Gilberto Gil. Após o tombamento, os grupos de tambor de crioula presentes saíram em procissão em homenagem a São Benedito, padroeiro da manifestação.
Agora, o Maranhão conta com mais um patrimônio no rol de suas inumeráveis belezas. Em 1997, São Luís recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, por possuir um dos maiores conjuntos de arquitetura civil de origem européia do mundo. Em uma área de aproximadamente 250 hectares, possui cerca de 2500 imóveis tombados pelo patrimônio histórico estadual e cerca de 1000 pelo Iphan.
São essas e outras coisas que nos propiciam o prazer de ser maranhense...

Nenhum comentário: